Nesse momento em que completamos um aniversário tão significativo, convidamos cada um que faz parte dessa trajetória para conhecer ainda melhor a nossa história.
Afinal, foram muitas as mãos que construíram e seguem engrandecendo esse legado com muito orgulho, paixão e dedicação.
Por tudo isso, preparamos esse site especialmente para contar um pouco melhor sobre os caminhos percorridos para chegarmos até aqui, sempre ao seu lado.
1960
Onde tudo começou
Antes de criar a Vipal Borrachas, Vicencio Paludo inicia sua trajetória como sócio de um posto de gasolina. Naquele início, tudo ainda era muito precário, mas o negócio foi montado já agregando alguns serviços aos clientes, como bar e borracharia.
A ideia era facilitar a vida do motorista, ampliando cada vez mais os serviços oferecidos.
Posto de gasolina que o Sr. Vicencio Paludo atuou como sócio.
Sr. Vicencio Paludo (em pé) e o Sr. Arlindo Paludo (motorista)
transportando lotes de pneus adquiridos pela Paludo.
As 3 máquinas adquiridas.
1964
A Paixão
No contato diário com quem vive na estrada, Sr. Vicencio começa a vislumbrar um novo caminho a ser trilhado no mercado de borrachas.
O descarte de pneus em bom estado chama a atenção de Vicencio e vira uma oportunidade nas mãos do fundador da companhia: três máquinas para reforma de pneus são adquiridas para dar nova vida a pneus usados.
Estava plantada a semente da Vipal Borrachas.
1970
Os primeiros produtos desenvolvidos
Vicencio começa a desenvolver os primeiros manchões. O sucesso do negócio é tanto que o posto de gasolina se torna pequeno. Na época, os produtos de reparos de pneus eram de difícil acesso, pois tinham que ser importados.
Com boa experiência no ramo, Vicencio sabe o que precisa fazer para garantir um reparo de qualidade. Começa, então, a produzi-los e, gradualmente, a excelência dos reparos ganha destaque na região.
Hoje, a Vipal Borrachas conta com mais de 4.500 produtos em seu portfólio.
1971
A origem do nome "Vipal"
A escolha do nome para a companhia surgiu quando Vicencio estava no posto, lendo alguns documentos sobre a abertura da companhia. Ao ver tantas vezes o nome Vicencio Paludo escrito nos papéis, juntou as letras iniciais do seu nome com as do seu sobrenome: “Vicencio Paludo”.
Nesse mesmo ano é firmado o primeiro contrato social em nome de Borrachas Vipal Ltda.
1972
Primeiro pedido da história da Vipal Borrachas é fechado
As primeiras caixas de manchões são vendidas e surge a nota fiscal número 001.
1973
A comemoração oficial do início das operações
Mesmo com o contrato social firmado desde 1971, a data de 28 de julho de 1973 fica marcada como o começo oficial da companhia, pois é quando foram colocadas em prática todas as atividades necessárias para o início das operações.
É lançada a pedra fundamental para celebrar o início da construção da sede da Borrachas Vipal Ltda. As pessoas que acompanhavam o lançamento atiraram moedas na terra, com o objetivo de levar sorte ao empreendimento.
Pedra fundamental marcando o início da construção da Fábrica 1.
1973
Primeira logomarca
1974
A primeira fábrica
É fundada, na cidade de Nova Prata/RS, a primeira fábrica brasileira de produtos para reparos a frio de pneus e câmaras de ar. Na época, um galpão nos moldes das melhores instalações industriais.
Hoje, a fábrica é responsável pela produção de manchões e remendos, além de produtos para o processo de reforma de pneus, como protetores, nylon, sacos de ar e envelopes. Conta com mais de 700 colaboradores, uma estrutura física de mais de 40 mil m² e capacidade de mistura de 4 mil toneladas por mês.
Prédio da Fábrica 1 da Vipal Borrachas em Nova Prata/RS.
Atual instalação industrial da Fábrica 1 da Vipal Borrachas em Nova Prata/RS.
Remendos e Plaquetas para Câmara de Ar.
1982
Exportações de reparos
As primeiras exportações da companhia iniciaram para o Chile com a linha de reparos, produtos que foram bem aceitos naquele mercado. Hoje, mais de 30 mil toneladas são vendidas para o exterior anualmente.
1986
A Reforma a quente
Vipal Borrachas inicia a fabricação de produtos para a reforma de pneus a quente. O lançamento da linha de camelback marca uma nova relação da Vipal Borrachas com os parceiros que vivem na estrada.
Hoje, a Vipal Borrachas é referência e líder no Brasil em reforma de pneus a quente agrícolas, OTR e passeio.
Linha de Camelback.
1987
1987
Capacitação técnica
A inauguração do Centro Técnico Vipal (CTV) é um passo fundamental para o crescimento da Vipal Borrachas. Em Nova Prata/RS, a escola inicia com o objetivo de formar mão de obra especializada em reforma de pneus.
Hoje, além de ser utilizado para treinamentos, o CTV também atende o mercado de reforma da região e realiza testes de produtos em reais condições de uso.
Estrutura interna do Centro Técnico Vipal (CTV).
1987
Segunda logomarca
1988
Gestão Ambiental
Para minimizar o impacto das atividades da fábrica no meio ambiente, é implantado o sistema de gestão ambiental, programa de sustentabilidade que hoje está presente em toda Vipal Borrachas.
Hoje, as unidades fabris contam com mais de 2 milhões de litros de capacidade de armazenamento de água da chuva para reaproveitamento e, anualmente, mais de 35 milhões de litros de efluentes passam por tratamento.
Clique aqui e conheça todas as iniciativas.
1991
Reforma a frio
O lançamento da linha de bandas pré-moldadas, borrachas de ligação e envelopes marca um novo momento da companhia: é o início da fabricação de produtos para reforma a frio.
A Vipal Borrachas se torna a única companhia a oferecer uma linha completa de reforma e reparos de pneus, sendo hoje líder em reforma de pneus de carga na América Latina e referência mundial no segmento.
1991
Terceira logomarca
1992
Vipal Borrachas nos Estados Unidos e a primeira filial no exterior
Abertura da unidade da Vipal Borrachas nos Estados Unidos, o maior mercado mundial de reforma de pneus. O início das operações foi em Miami, com um escritório e um centro de distribuição para atender principalmente a América Central.
Atualmente, a Vipal possui mais dois centros de distribuição nos Estados Unidos, em Norfolk e Madison, que atendem também o Canadá e 60 clientes.
Certificações e qualidades
A Vipal Borrachas se torna a primeira companhia brasileira no setor de reforma de pneus e câmaras de ar a obter a certificação ISO 9002.
Clique e saiba mais sobre as políticas de gestão praticadas hoje pela Vipal.
1995
1997
A Grande expansão
A Vipal Borrachas lança a sua Rede Autorizada no Brasil e na Argentina, formada por reformadores altamente capacitados.
Hoje, a Vipal Rede Autorizada conta com mais de 250 reformadores autorizados na América Latina, e é a maior e mais qualificada do mercado.
Primeiro layout desenvolvido para as fachadas da Vipal Rede Autorizada.
Estrutura física da Fábrica 2 da Vipal Borrachas em Nova Prata/RS.
1998
A segunda fábrica
Vipal Borrachas inaugura sua segunda fábrica em Nova Prata/RS, que hoje é responsável principalmente pela produção de Pré-moldados, Camelback, Orbicushion e Orbitiras.
Hoje conta com mais de 800 colaboradores em quase 75 mil m² de estrutura e capacidade de mistura de 8 mil toneladas/mês.
1999
Desenvolvimento dos desenhos exclusivos
A Vipal Borrachas começa a investir no desenvolvimento de bandas pré-moldadas com desenhos próprios, e lança os primeiros produtos da linha DV – Desenvolvimento Vipal, com desenhos exclusivos que proporcionam excelente rendimento quilométrico.
Hoje a linha DV conta com mais de 20 desenhos e é reconhecida por reformadores e transportadores do mundo todo pela sua performance.
Alguns dos desenhos exclusivos Vipal Borrachas: DV-RT5, DV-UM3, DV-MTE, DV-RM, VL110LA.
Entrada no mercado chileno
Abertura de escritório e centro de distribuição na cidade de Santiago para atender as necessidades do mercado chileno.
Hoje a filial já é responsável por atender também os mercados do Peru, Bolívia e Equador, e tem uma importante participação no mercado de bandas pré-moldadas.
2000
2001
Abertura de filial na Argentina
Os produtos Vipal Borrachas já eram conhecidos na Argentina desde o início de 1996 e, devido à sua excelente aceitação e relevância do mercado argentino, a Vipal Borrachas inicia uma operação própria no país. Inicialmente um escritório e um centro de distribuição são inaugurados na cidade de Alvear, sendo no mesmo ano transferidos para Rosário. Hoje estão localizados em Pérez, na província de Santa Fé.
Hoje a filial possui 18 parceiros em sua Rede Autorizada de reformadores, é líder no mercado e atende clientes também no Paraguai, Uruguai, na Oceania e no Sudeste Asiático.
2002
Mercado Multimarcas
A aquisição da Ruzi, nome consolidado no mercado de reformas, integra uma nova estratégia comercial, sendo direcionada ao mercado independente.
Hoje, é uma das principais marcas no mercado de reforma multimarcas.
Nova logomarca Ruzi, renovada em 2021.
2003
Quarta logomarca
México e América Central
Vipal Borrachas abre sua filial no México, com um escritório e um centro de distribuição na cidade de Tultitlan, que hoje estão localizados na cidade de Tlalnepantla.
Atualmente, 13 reformadores fazem parte da Vipal Rede Autorizada no México e 6 na América Central, tendo presença constante em grandes frotas da região.
2004
Operações na Europa
Início das operações na Europa, com abertura do escritório na Espanha.
Hoje, são 3 centros de distribuição: Valência (Espanha), Nova Gorica (Eslovênia) e Felixstowe (Reino Unido), que atendem toda a Europa, Oriente Médio e continente africano.
2005
2006
Investimento em tecnologia
Inauguração da Vipaltec, companhia de alta tecnologia que realiza ensaios para certificação e pesquisa em diversos segmentos, inclusive pneus novos e reformados. É acreditada pela Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro (CGCRE) e atende empresas de pneus do Brasil e do exterior.
Hoje, por ano, são feitos + de 600 ensaios com pneus de carga, caminhonetes, passeio e motocicleta, e + de 100 ensaios de pesquisa com diversos objetivos, totalizando + de 20 mil horas de ensaios.
Prédio do Vipaltec em Nova Prata/RS.
Teste sendo realizado em um pneu de carga.
2006
Abertura do escritório em Porto Alegre
Transferência da matriz administrativa da companhia para Porto Alegre/RS, que hoje conta com 200 colaboradores.
É o espaço corporativo da companhia, dando suporte para todas as demais unidades.
Centro Empresarial Aeroporto, sede da Vipal Borrachas em Porto Alegre.
Estrutura física da fábrica de Feira de Santana/Bahia.
2008
Ampliação Industrial no Brasil
Inauguração da fábrica de Feira de Santana, na Bahia. Localizada em uma área de 608 mil m², sendo 65 mil m² de área construída, a planta fabril carrega o DNA Sustentável da Vipal.
Hoje, é considerada uma das fábricas de borracha mais modernas do mundo e responsável pela produção das bandas pré-moldadas e pneus de moto.
2009
Lançamento Bandas Eco
Lançamento da linha de Bandas que podem gerar até 10% de economia no combustível, através de pneus reformados, reduzindo o impacto ambiental e diminuindo os custos do transportador.
Conheça a linha de bandas Eco da Vipal Borrachas.
2010
Inovação em alta
Vipal Borrachas inaugura Centro de Pesquisa e Tecnologia na cidade de Nova Prata/RS, com objetivo de avaliar e homologar 100% das matérias-primas e fornecedores.
Hoje, é um dos mais modernos do mundo no segmento de reforma de pneus, conta com 13 laboratórios e realiza mais de 50 diferentes tipos de testes, gerando mais de 28.000 ensaios anuais.
Estrutura interna do Centro de Pesquisa e Tecnologia da Vipal Borrachas (CPT) em Nova Prata/RS.
Análises laboratoriais realizadas no CPT.
2010
Quinta logomarca
2011
Escritório na Colômbia
A Vipal Borrachas abre seu escritório e centro de distribuição na cidade de Cota, na Colômbia, país para onde já exportava desde 1998 e que já contava com a atuação de reformadores autorizados.
Atualmente tem uma importante participação no mercado de reforma de pneus de carga no país.
Pneus da linha STREET ST300 no centro de distribuição.
2012
Novos desafios sob duas rodas
Vipal Borrachas entra no mercado de pneus novos, e lança seus primeiros pneus para motocicletas.
Os primeiros modelos lançados ST200, ST300, TR300 e CR300 têm excelente aceitação e rapidamente obtêm crescimento de mercado. Isso tudo demonstra o reconhecimento da qualidade Vipal Borrachas em pneus novos, que já havia no segmento de reforma.
Hoje, a Vipal Pneus de Moto é uma das principais marcas do mercado de reposição, com produtos para todos os tipos de aplicação - street, trail e cross.
2013
Universidade Corporativa da Vipal Borrachas
A companhia dá mais um importante passo no seu programa de capacitação de profissionais do segmento. Com a criação de uma universidade corporativa, a Univipal, passa a oferecer também cursos online nas áreas técnica, comercial e de gestão, além da capacitação presencial que já ocorria no Centro Técnico Vipal desde 1987.
Hoje, a Univipal possui mais de 70 cursos voltados ao mercado de borracha e faz quase 500* treinamentos por ano, capacitando mais de 5.000* alunos.
*Dados referentes aos anos de 2019 a 2022.
Sala de capacitação Univipal.
2016
A produção de máquinas
É inaugurada a Vipal Máquinas em Nova Prata/RS, fábrica responsável pela produção de equipamentos para a reforma de pneus. As primeiras máquinas lançadas foram as raspadoras de pneus de carga VR01 Smart Uno e Duo, para melhorar a produtividade das reformadoras.
A primeira exportação ocorreu para o Uruguai, em 2017 e hoje exporta para 10 países: Uruguai, Argentina, Chile, Peru, El Salvador, México, Estados Unidos, Canadá, Nova Zelândia e Espanha.
Clique aqui e conheça os 6 modelos de máquinas de alta tecnologia que compõe o portfólio da Vipal Borrachas.
Máquina VR01 SMART DUO.
2017
Qualidade
A Vipal Borrachas recebe mais um certificado de qualidade, o ISO 9001-2015, que é conquistado por companhias que possuem um sistema de gestão com o intuito de garantir a otimização de processos, maior agilidade no desenvolvimento de produtos e produção mais ágil a fim de satisfazer os clientes e alcançar o sucesso sustentado, ajudando a companhia a melhorar seu desempenho.
2018
Ampliação Vipal Máquinas
Vipal Borrachas amplia seu portfólio de máquinas entrando no segmento agro com a orbitread VOT2200 Heavy Duty e sua primeira extrusora orbicushion VOC760.
Máquina VOT2200 Heavy Duty.
2019
Início das exportações de pneus de moto
O México foi o primeiro destino fora do país deste importante produto do portfólio Vipal Borrachas. A linha Trail, com os pneus TR200, TR300 e TR400, concentra a maior parte dos pneus exportados até hoje.
Instalação industrial da fábrica nos EUA.
2019
Fábrica nos Estados Unidos
Com estrutura de mais de 15 mil m² e capacidade de produção de 650 toneladas/mês, a fábrica adquirida em Madison, Tennessee, além de atender o mercado americano exporta principalmente para o Canadá e México.
2020
Fábrica na Argentina
Inauguração da fábrica na Argentina para atender com mais agilidade o mercado mundial. A unidade produz bandas pré-moldadas e conta com uma capacidade produtiva de 1.000 toneladas/mês em uma área de 8.000 m².
Hoje, a Vipal Borrachas é uma das companhia de reforma de pneus com maior capacidade produtiva do mundo, contando com capacidade instalada de mais de 20.000 toneladas/mês em suas fábricas no Brasil e exterior.
Instalação industrial da fábrica na Argentina.
2023
Fábrica em Minas Gerais
Aquisição de fábrica na cidade mineira de Lagoa Santa, com quase 17 mil m² e capacidade de produção de cerca de 900 toneladas/mês.
2023
Fornecimento de pneus de moto para equipamentos originais
Início do fornecimento de pneus para uma das maiores montadoras de motocicletas do Brasil, como item original de fábrica, após diversos testes de durabilidade, segurança, resistência e desempenho.
2023
Atual logomarca
2023
Um ano especial:
50 anos de Vipal Borrachas
Hoje, 7 fábricas entre Brasil, Argentina e Estados Unidos, abastecem os clientes com produtos e máquinas para reforma de pneus, produtos para reparos de pneus e câmaras de ar, além de oferecer produtos de linha industrial. Considerando também a fabricação de pneus e câmaras de ar para motocicletas, a Vipal conta com mais de 4.500 produtos em seu portfólio.
Atualmente possui 15 centros de distribuição espalhados em pontos estratégicos do mundo e está presente em mais de 90 países, estando presente em todos os continentes.
Um caminho que nos enche de orgulho. Mais um ano para brilhar pelo mundo inteiro. Mais um ano ao lado de cada colaborador e de cada cliente que faz parte desse legado. Mais um ano de muito trabalho, dedicação e olhos bem abertos para o horizonte que nos espera.
E depois deste, que venham mais e mais anos, décadas e centenários, sempre com muito sucesso e novas estradas para seguir.
Vamos juntos.